Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu eu num blog

O meu eu num blog

Doenças a evitar pelo simples facto de lavar as mãos

 

Temos sempre as mãos limpas? Será?

É tão difícil contabilizar a quantidade de objetos que tocamos, na verdade se formos a pensar teremos as mãos limpas se calhar apenas nos 5 segundos depois de as lavar.

 

É inevitável conviver com os riscos de contacto com as bactérias que estão em todo o lado, por isso é de importância extrema termos o hábito de lavar as mãos várias vezes ao longo do nosso dia, deixo algumas doenças que podem ser evitadas com este simples hábito:

  • Hepatite A - Principal causa de hepatite aguda, o vírus da hepatite A é eliminado pelas fezes, desta forma, ao não higienizar as mãos o indivíduo pode contaminar outra pessoa diretamente ou através da contaminação de alimentos. Sintomas: alguns casos têm poucos sintomas, mas outros são caracterizados principalmente por mal-estar, náuseas, vómitos, amarelamento dos olhos e pele (icterícia), urina com cor semelhante a da coca-cola e desconforto abdominal. Recomendações: a lavagem criteriosa das mãos é suficiente para impedir o contágio de pessoa para pessoa. Além disso, verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados.

 

 

  • Gastroenterites: De acordo com a Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infeções diarreicas em até 40%.

 

 

  • Salmonela: Bactérias causadoras de quadro diarreicos, muitas vezes relacionadas a surto por contaminação de alimentos. Causam diarreia volumosa, com náuseas e vómitos. Recomendações: além de lavar bem as mãos, principalmente após usar a casa de banho, lembre-se de lavar bem os alimentos (deixe mergulhados em solução desinfetante frutas e legumes que vão ser ingeridos crus); e use água tratada para beber e no preparo dos alimentos.

 

 

  • sarna: Doença altamente infecciosa causada pelo parasita Sarcoptes scabie, transmissível pelo contacto íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. Esse parasita alimenta-se da queratina, ou seja, proteína que constitui a camada superficial da pele. As lesões mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos e é, especialmente, a mão que serve de veículo para levar a sarna a outros pontos do corpo. No homem, a infeção é comum nos genitais e, na mulher, nos seios. Sintomas: prurido ou coceira, sintoma que se acentua à noite; pequenas lesões que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local. Recomendações: a sarna é comum, principalmente, em locais de má higiene, então, além da higiene da mão ser fundamental, procure realizar troca de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo. 

 

 

  • Bronquiolite: Pelo fato do aparelho respiratório não estar totalmente desenvolvido, bebés prematuros e menores de um ano correm risco maior de contrair a doença causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). As mãos e os objetos contaminados pela secreção impregnada de vírus vivos são veículos importantes para transmitir as viroses.Sintomas: respiração difícil e acelerada; chiado; febre; e tosse.Recomendações: lavar as mãos antes de chegar perto do bebé, sem dúvida nenhuma.

 

 

  • Gripe: É causada pelo vírus Influenza, transmitida por via respiratória através de gotículas eliminadas por tosse ou espirro, penetrando pelas mucosas do nariz, olhos e garganta. Ela também ocorre pela contaminação das mãos com secreções respiratórias, contacto direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas). Sintomas: na gripe clássica sazonal (Influenza A H3N2 e Influenza B) os principais sintomas são febre, dor de garganta, rinite e dor de cabeça. Nos casos de H1N1, além dos sintomas já descritos, o doente sente dificuldade para respirar. Recomendações: nesta época de mudança de temperatura é quando se observa o aumento de casos de gripe, então, reforce a limpeza das mãos com bastante água e sabão ou desinfete-as com produtos à base de álcool; Se puder, evite aglomerações e o contado com pessoas doentes; Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.

 

 

  • Varicela: A transmissão do vírus da catapora ocorre por contacto direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infetada ou por contacto com o líquido do interior das vesículas. Sintomas: início inespecífico de febre, mal-estar geral, posteriormente com aparecimento de lesões inicialmente avermelhadas, evoluindo para vesiculares e posteriormente para crostas. Recomendações: procure evitar contacto direto com pessoas doentes; e lave bem as mãos.

 

 

  • Conjuntivite: A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa. Sintomas: olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção; e comichão. Recomendações: é preciso evitar ao máximo o contacto pessoal e com objetos dos portadores da conjuntivite. Por isso, toalhas de rosto e de banho, lenços e certos tipos de roupas não devem ser compartilhados. Outra medida importante é não coçar os olhos. Coçá-los promove uma agressão física prejudicial e o agente da infeção pode ser transmitido pelas mãos. Por isso, é indispensável lavá-las com frequência. Se a coceira incomodar, uma compressa de água gelada é suficiente para aliviar o sintoma.

 

  • Candidíase: A primeira micose que uma pessoa pode apanhar é a candidíase, conhecida popularmente como sapinhos. Geralmente, ocorre quando a criança tem um ou dois meses e entrou em contacto com o mundo do lado de fora do útero materno É causada por um fungo oportunista – a cândida – que, normalmente, é encontrado na boca, intestinos e na vagina. O contágio pode acontecer porque a criança teve uma diarreia e colocou a mão contaminada na boca, ou porque o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto como a chucha por exemplo estão infetados. Portanto, a doença tem caráter endógeno, isto é, a sua origem está no próprio organismo da criança, ou caráter exógeno porque pode ser adquirida pelo contacto com alguma superfície contaminada. Sintomas: caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas bolas brancas que podem formar placas principalmente na língua, mas também nos lábios e, às vezes, fora da boca. Recomendações: um cuidado tão simples como lavar as mãos antes de lidar com a criança, na verdade, é a melhor profilaxia que existe para os sapinhos.

 

 

  • Infeção hospitalar: As infeções relacionadas à assistência à saúde  são definidas como “uma infeção que ocorre durante o processo de cuidado/assistência em hospital ou outro serviço de cuidado de saúde, que não estava presente ou incubada no momento da admissão do paciente. As mãos dos profissionais de assistência à saúde constituem o veículo mais comum para transmissão de micro-organismos de um paciente para outro, de um local do corpo para outro no mesmo paciente, e de um ambiente contaminado para os pacientes.
  • d8c4c8416052e3f7cd32b83c570b017a-29140.jpg

     

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.